Curso Grátis: Aprenda a criar blog no wordpress.org sem gastar nada

Ganhar Dinheiro

Dicas para abrir uma franquia de sucesso

Esse é um Guest Post de Bruno Storini, um empreendedor digital com vários projectos de sucesso online e offline.

Franquia é uma modalidade de negócio que permite ao franqueado (um empreendedor que compra uma franquia de uma empresa) a licença para usar a marca e tecnologia de negócios na venda de determinados produtos ou serviços de uma empresa, como também a distribuição de produtos ou serviços, sob as condições estabelecidas em um contrato.

Abrir uma franquia de sucesso pode ser mais simples do que parece, tem muito mais a ver com o quanto deseja se empenhar de verdade, mas não precisa se assustar, não vai tomar todo o seu tempo durante anos para só então quando as crianças se tornarem adultos ou perder bons momentos com os amigos que conseguirá se estabelecer.

dicas-21

Como tudo na vida, para se conseguir alguma coisa é preciso dedicação, persistência, vontade, dinamismo e superação, assim é também para quem escolhe ter uma franquia.

Esse modelo de negócio tem vantagens diferenciadas dos demais negócios, mas nem por isso, pode deixar correr livremente só por ter um nome no mercado.

Essa é uma pegadinha em que muitos acreditaram logo no início, antes das redes de franquias acontecerem por aqui.

Estude o seu Mercado de Negócio

dicas para ter boas franquias

Antes de iniciar sua franquia, aprenda tudo o que puder, estude, pergunte, analise. Um dos erros mais comuns é não ter humildade e pensar que absorveu toadas as informações necessárias para abrir, com certeza muitas dúvidas surgirão ao longo do tempo e que poderão facilmente ser sanadas junto à empresa que conceder a franquia, mesmo assim seus clientes precisam de respostas rápidas, afinal, vivemos no mundo em que todo mundo tem pressa.

Outra coisa muito importante é aprender a ouvir. Não tem que concordar com tudo, mas dê atenção às orientações que receber do franqueador com a mente aberta.

Veja Também:

Como ganhar visitas de qualidade

Sites PTCs não compensam, são uma furada

9 Dicas para aumentar o Pagerank do seu blog

Nesse ponto a questão não é o que você acha, saiba que se a franquia está dando certo, então para que reinventar a roda se tudo o que se quer ao se tornar um franqueado é ter um modelo de negócio que já funciona?

Ganhar dinheiro é muito bom, só que o trabalho vem primeiro.

Fique a frente do seu negócio, você deve ser o ponto de referência para seus funcionários, colaboradores e clientes. Esse posicionamento transmite segurança, o que não quer dizer que não possa se ausentar quando precisar, desde que tenha alguém que esteja preparado para assumir até o seu retorno.

Divulgue sua franquia usando todos os meios de comunicação possíveis. Essa ação é fundamental para que o público saiba que sua franquia existe além dos clientes em potencial que passam na calçada, caso seja uma loja, ou os mais próximos.

Crie campanhas de atração na internet, faça marketing viral, invista nas redes sociais que se tornaram muito popular ao ponto de que não dá para ficar longe delas. Use essas ferramentas antes de abrir como ponte.

Lidando com as crises nos negócios

dicas-franquia

São poucos e apenas os mais preparados que conseguem sobreviver esse tipo de problemas, a grande maioria, por falta de informações, costumam perder o equilíbrio econômico e acabam fechando as portas quando atravessam por uma turbulenta crise financeira. Por isso, uma das principais dúvidas de quem lida com um novo negócio é: como sobreviver à crise sendo administrador de uma franquia? Como se proteger sem saldos negativos?

Essas e outras perguntas acabam surgindo e é claro que cada negócio possuem as suas características, por esse motivo deve-se compreender as necessidades do seu negócio assim como: em qual área ele atua, o público que ele atende.  Com essas informações é menos custoso “blindar” os negócios.

Evoluir e treinar atuais franqueados ao invés de expandir também é levado em consideração. Adquirir informação de qualidade, montar um bom planejamento e alcançar resultados acima da média devem ser tidos como prioridade.

Em tempos de crises financeiras, franquias são opções para passar sem muitos danos por esses momentos difíceis. Se esse é o primeiro negócio, é recomendável minimizar os riscos investindo em opções mais baratas de franquias.

| Website

Licenciado em economia, empreendedor digital...nos tempos livres gosto de aprofundar o meu conhecimento

Gostou do artigo?

Inscreva-se na minha lista e receba novidades!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.