Scroll Top

Curso Grátis: Aprenda a criar blog no wordpress.org sem gastar nada

Optmização

9 Dicas para aumentar o Pagerank do seu blog

Segundo a wikipédia, PageRan é um algoritmo utilizado pela ferramenta de busca Google para posicionar websites entre os resultados de suas buscas. O PageRank mede a importância de uma página contabilizando a quantidade e qualidade de links apontando para ela.

O sistema PageRank é usado pelo motor de busca Google para ajudar a determinar a relevância ou importância de uma página.

Pagerank

Como é Calculado Page Rank?

Page Rank é calculado por vários algoritmos feitas pelos motores de busca, em palavras simples, Page Rank é calculado sobre o número de links em seu site, estes links incluem:

  1. Backlinks.
  2. Ligações de entrada.
  3. Ligações internas.
  4. Links externos.
  5. NoFollow.
  6. DoFollow.

Google e  outros sites de Ranking analisar esses links e atribuir uma classificação de página numérico de 1 a 10 para o seu site.

 Como melhorar pageRank do seu blog?

Ter um blog citado em outros blogs não é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de blogs do mesmo nicho. Muitas das vezes a outros blogueiros podem te ver como um rival, por que ambos estão a busca de mesmo público-alvo. Com isso é necessário muito trabalho para que você consiga que o seu blog seja citado por outros blogueiros.

Como disse na introdução, ter uma boa PageRank, significa que o seu blog vai aparecer nas primeiras páginas da Google, quando isso acontece a probabilidade das pessoas entrarem no seu blog será maior e consequentemente os seus ganhos também irão aumentar. Então como melhorar PageRank do seu blog?

Não existem fórmulas mágicas para melhora a PagaRank de um blog, mas existem alguns pontos que deve ser tomado em conta para que o seu blog tenha uma boa PageRank.

 

Escrever artigos de qualidade

Este é o ponto mais importante para o sucesso de um blog, não vai adiantar em nada seguir todos os procedimentos que irei destacar a seguir, se os seus artigos não tiverem qualidade, dificilmente o seu blog conseguirás ter uma boa PageRank.

É necessário escrever artigos que irão solucionar os problemas dos seus leitores, artigos que vão dar uma satisfação a seus leitores, desse jeito os leitores poderão compartilhar os seus artigos, alguns blogueiros que abordam o mesmo nicho também podem citar o seu blog, recomendando que os seus leitores possam visitar seu blog, dessa maneira você vai ganhar muitas visitas e isso irá contribuir positivamente para que o seu blog tenha uma boa PageRank.

 

Utilize agregadores de conteúdo

Apesar de ser contestado por muita gente, os agregadores de conteúdos podem ser uma excelente ferramenta para aumentar a PageRank do seu blog. Mais uma nota, se usares os agregadores de conteúdo de uma forma abusiva pode trazer consequências graves, por que muitas das vezes os agregadores de conteúdo aumenta de uma forma absurda a taxa de rejeição de um blog, por isso é necessário usar os agregadores de conteúdo de uma forma correta para não prejudicar o PageRank do seu blog. Você pode fazer isso cadastrando-se em agregadores de conteúdo relacionado ao nicho do seu blog, desse jeito você vai divulgar seu conteúdo para pessoas que estão interessados em ler aquilo que você tem a oferecer.

Escreva artigos originais

É muito importante escrever artigos originais, evite o plágio, por que conteúdos duplicados não são considerados pela Google, isso pode gerar punição ou o banimento do seu blog nos resultados do Google.

Fazer Guest Post

Esse é o método mais eficaz para poder melhorar a PageRank do seu blog. Existem blogueiros que aceitam que outras pessoas possam publicar um artigo no seu blog e admitem que a pessoa que deseja publicar o artigo inclua alguns links direcionando para o blog dele.

Se você fizer um Guest Post em um blog grande que recebe em média 3000 mil visitas por dia, vais ter um retorno espetacular, isto por que, quando os leitores tradicionais daquele blog lerem o artigo, terão a curiosidade de conhecer o seu blog, que poderão acessa-lo por meio dos links que você colocou no artigo e isso irá melhorar a PageRank do seu blog.

 

Atualizar o blog constantemente

Um outro factor que conta bastante para que o seu blog tenha uma boa PageRank é a atualização do seu blog. É muito fundamental que você atualize seu blog regularmente, isso fará com que os seus leitores visitem constantemente o seu blog, isto por que os leitores gostam de estar sempre atualizados, com isso você vai conseguir manter o seu tráfego. Quando você atualizar o seu blog constantemente a Google mais irá rastrear o seu blog e as probabilidades da sua PageRank aumentar são maiores.

 

Participar em fóruns

Este é um outro fator importante que influencia significativamente para o aumento da PagRank de um blog. Você pode participar em fóruns como o Yahoo resposta onde as pessoas vão postando as suas perguntas, você pode procurar por questões que estão relacionados com o seu nicho, respondendo as perguntas e no final de cada resposta você pode deixar lá o link do seu blog. Visto que o Yahoo Resposta sempre aparece nas primeiras páginas do Google, isso de certeza irá aumentar a PagRank do seu blog. É de salientar que quando seu blog é referenciado com um site de referência como o Yahoo Resposta as chances da sua PageRank aumentar são maiores.

 

Comentar em outros Blogs

Comentar em outros blogs é uma excelente maneira para aumentar a PageRank de seu blog. Atualmente vários blogs que estão na plataforma wordpres utilizam o plugin  CommentLuv, que mostra automaticamente um link do seu último artigo no blog, no final de seu comentário, com isso você não só pode aumentar a PageRank do seu blog mas também consegues aumentar o número de visitantes em seu blog. Você só vai conseguir resultados satisfatórios se fizer isso em blogs relacionados com seu nicho.

Participar em redes sociais

É imperativo que todo blogueiro que pretende ter sucesso esteja presente nas redes sociais. Visto que as mesmas possuem um elevado número de usuários, a Google da mais relevância as mesma, portanto é fundamental que crie várias páginas, crie grupos e participe em grupos de terceiros com finalidade de partilhar os seus artigos.

Como disse anteriormente, quando o seu blog for citado com um site de referência, as probabilidades da sua PageRank aumentar é maior, as redes sociais não fogem a regra.

Ter noção do SEO

Outra técnica um pouco mais complexa que pode te ajudar a aumentar a PageRank do seu blog é o SEO. Não é necessário que você seja um expert em SEO, mas deves ter pelo menos uma noção básica do SEO, por que ele vai te ajudar a aumentar a PageRank do seu blog e consequentemente colocar o seu blog na primeira página do Google.

Está gostando do artigo?

Inscreva-se na minha lista e receba novidades!

Conclusão

Aumentar a PageRank de um blog não é uma tarefa fácil, visto que diariamente milhares de novos blogs são criados, a concorrência está ficando cada vez mais renhida.

Se você colocar em prática todas essas dicas que acabaste de aprender, irás notar a diferença a partir de hoje mesmo.

De todas estas dicas que te dei, a mais importante é a número 1, escrever artigos de qualidade, não vai adiantar em nada seguires todas essas dicas se os seus artigos não tiverem qualidade.

 

 

Sobre o autor | Website

Licenciado em economia, empreendedor digital...nos tempos livres gosto de aprofundar o meu conhecimento

Gostou do artigo?

Inscreva-se na minha lista e receba novidades!

4 Comentários

  1. Gostei muito de sua materia!
    Bem explicativa!

  2. Daniel Gomes disse:

    Muito bom seu artigo Sansão! Simples e claro!

  3. Rafael disse:

    Muito legal este artigo parabéns! Quero muito aprender para aplicar nos meus negócios! Obrigado!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

CommentLuv badge

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.